..:: Colégio Santa Cruz ::..
pesquisa escolar
+ opções
Início‹‹‹‹‹‹

ENSINO FUNDAMENTAL II (5ª a 8ª SÉRIES / 6° ao 9° ANO)

Programação 2010

Roteiros de Estudo
ARTES - EFII
BETH - 5ª e 6ª
RITA 5ª e 6ª
FERNANDA - 6ª
CASSIUS - 7ª
HISTÓRIA 7ª e 8ª
GRAMÁTICA 7ª
GRAMÁTICA 8ª
LAB DE TEXTO 7ª
LAB DE TEXTO 8ª
LEANDRO - ER - EFII
QUÍMICA E FÍSICA

Contrato Pedagógico

Atendimento aos Pais

Família e escola são pontos de apoio e sustentação ao ser humano; são marcos de referência existencial. Quanto melhor for a parceria entre ambas, mais positivos e significativos serão os resultados na formação da pessoa. A participação dos pais na educação formal dos filhos precisa ser constante e consciente. Vida familiar e vida escolar são simultâneas e complementares.

O atendimento aos pais acontece por meio de agendamento com ou pela Orientação Educacional e Psicologia Escolar, sempre que necessário. Após divulgação de notas e conselhos de classe, os pais dos alunos que não atingiram a média, são comunicados. Geralmente neste atendimento, solicita-se que o (a) aluno (a) esteja presente.

O atendimento pelos professores pode ser agendado pelos pais, conforme horário de disponibilidade que cada docente informa a Coordenação/Orientação Pedagógica.

Os pais são responsáveis por acompanhar os seus filhos no sentido de estimulá-los para o cumprimento das atividades escolares diariamente, para evitar que ocorra acúmulo de conteúdos para estudos às vésperas de avaliações e também tarefas e/ou trabalhos solicitados pendentes.

Encaminhamentos Pedagógicos e Avaliação

De 5ª à 8ª séries ou 6° ao 9°anos, nas diferentes áreas do conhecimento, dá-se continuidade ao trabalho desenvolvido nas etapas iniciais, ou seja, de levar o aluno à apropriação do conhecimento, possibilitando expressar o aprendizado das informações recebidas, com clareza e correção; tendo o professor o cuidado de propor o conteúdo tomando sempre como ponto de partida a prática vivida pelos alunos, nesse sentido, podemos afirmar que o principal objetivo é "ensinar o aluno a pensar" para que possa "agir com espírito crítico e atuar de maneira participativa e solidária na sociedade em que vive".

Sem perder de vista os princípios cristãos, assumidos pelo Colégio e a variedade de comportamentos manifestados pelos alunos, adotamos ainda os princípios recomendados nas Diretrizes Curriculares Nacionais especificados a seguir:

Princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum;

Princípios políticos dos direitos e dos deveres de cidadania, no exercício da criatividade e ao respeito à ordem democrática;

Princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.

As avaliações acontecerão preferencialmente dentro do horário de aula de cada professor, exceto segunda chamada, que será no contra turno, agendadas pela coordenação e professor da disciplina. No início do ano letivo, o aluno receberá um informativo detalhado com a programação das avaliações e demais atividades.

O aluno deverá anotar na agenda escolar as datas das avaliações e conteúdo indicado para estudo.

I) Seqüência das avaliações específicas, que acontecerão a cada semana, seguindo em sistema de rodízio, conforme segue:
1. Língua Portuguesa e História
2. Ciências e Língua Estrangeira
3. Matemática e Geografia
Obs:
1: no final de cada trimestre, haverá um período destinado a avaliações para ajuste de conteúdo em todas as disciplinas.
2: será observada a escrita correta (ortografia, concordância e pontuação) nas avaliações de todas as disciplinas. A cada três erros será descontado 0,1 (um décimo).
3: no período de recuperação paralela imediata não serão marcadas avaliações específicas no período matutino. Recomeçando o rodízio na semana seguinte após término da RPI.
4: no terceiro trimestre a 8ª série terá calendário diferenciado, devido a formatura.

Algumas disciplinas, pela sua especificidade, terão critérios diferenciados para aferição das notas, por isso as datas de suas avaliações ou atividades para tal, serão definidas pelo professor, dentro do seu horário de aula: Artes, Educação Física, Introdução a Filosofia, Ensino Religioso, Laboratório de Redação (disciplina incorporada a Língua Portuguesa).
Em todas as disciplinas os professores, poderão utilizar acordo com seu planejamento e situações específicas para abordagem de conteúdos, diferentes instrumentos avaliativos, além das provas agendadas previamente em calendário: relatos de estudos dirigidos; estudos supervisionados ou estudos livres; entrevistas; resolução de listas de exercícios; relatórios de aulas práticas; apresentação oral de trabalhos; coleta e análise de dados; apreciação de filmes; participação nas aulas e atividades extracurriculares; produção de resumos, relatos, resenhas; participação em debates; produção de documentários; avaliações, olimpíadas e simulados on line ; apresentação de painéis e outros.


Ia) Prova integrada – avaliação multidisciplinar, todas as questões desta prova serão de múltipla escolha e o aluno preencherá folha de gabarito com as respostas. A prova integrada, que acontecerá no final de cada trimestre, para alunos da sétima e oitava séries, será corrigida de zero a dez, e, conforme aproveitamento, o aluno terá um acréscimo correspondente ao percentual de acertos para a média do trimestre. Para a prova integrada não há segunda chamada.
No terceiro trimestre para alunos da 8ª série, a prova integrada será substituída por um Simulado no mesmo formato da avaliação do PAS/UEM.


II) Trabalhos de pesquisa extracurriculares para alunos de todas as séries/anos:
Primeiro trimestre: Matemática e Geografia
Segundo trimestre: Ciências e Língua Estrangeira
Terceiro trimestre: Língua Portuguesa, História e Filosofia.
Obs: Devem ser apresentados conforme normas da ABNT vigentes. Além da apresentação escrita da pesquisa, o professor poderá solicitar apresentação oral. O professor poderá optar a seu critério, conforme especificidade da sua disciplina e conteúdo que irá propor para a pesquisa, que os trabalhos sejam individuais, duplas ou equipes com até quatro alunos.
Trabalhos não entregues na data marcada: subtrai-se pelo atraso 50% do valor total. Novo prazo é estipulado pelo professor, observando-se a programação da escola para fechamento das médias.


III) Recuperação paralela imediata
As avaliações de RPI serão no contra turno. Será enviado informativo escrito e disponibilizado on line os conteúdos e programação. Para essas avaliações não há segunda chamada.
Não haverá mudanças individuais, de dias e horários de avaliações agendadas. O aluno que não puder fazer alguma avaliação específica deverá solicitar segunda chamada e, no caso da RPI permanecerá com a média trimestral obtida antes da recuperação. üência das avaliações de RPI:
1. Filosofia, Ensino Religioso, Artes.
2. Língua Portuguesa e História
3. Ciências e Língua Estrangeira
4. Matemática, Geografia e Educação Física.

MATRIZ CURRICULAR - ENSINO FUNDAMENTAL (5ª A 8ª Séries)
NRE: 19 -MARINGÁ MUNICÍPIO: 1530 - MARINGÁ
ESTABELECIMENTO: 32-8 COLÉGIO SANTA CRUZ – ED. INF. ENS. FUND E MÉDIOENTIDADE MANTENEDORA: ASSOCIAÇÃO CIVIL CARMELITAS DA CARIDADE
CURSO: 4000 – ENSINO FUNDAMENTAL. 5/8 SERIE TURNO: MANHÃ - ANO DE IMPLANTAÇÃO: 2009 – SIMULTÂNEA MÓDULO: 40 SEMANAS
  DISCIPLINAS SÉRIES
BASE  
NACIONAL ARTES 1 1 1 1
COMUM CIÊNCIAS 3 3 3 4
  EDUCAÇÃO FÍSICA 2 2 2 2
  GEOGRAFIA 2 2 2 3
  HISTÓRIA 3 3 3 3
  LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 6 6
  MATEMÁTICA 5 5 5 5
  SUB-TOTAL 21 21 22 24
  INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 1 1 1 1
PARTE ENSINO RELIGIOSO 1 1 1 1
DIVERSIFICADA LEM: INGLÊS 2 2 2 2
  SUB-TOTAL 4 4 4 4
  TOTAL GERAL 25 25 26 28

Nota: Nas 7ªs e 8ªs séries, os alunos terão aulas de 2ª a 6ª feira no turno da manhã e complementação em contra turno.

 

 


 

 

 

 

 


 


Copyright © 1999-2010. Portal Educacional . Todos os Direitos Reservados.
Termos de uso | Quem somos