Colégio Santa Cruz

educação infantil

APRESENTAÇÃO

No Colégio Santa Cruz, a Educação Infantil visa ao desenvolvimento integral das crianças de 1 a 6 anos, considerando suas necessidades físicas, afetivas, emocionais, sociais e cognitivas, desenvolvendo aspectos como espírito observador e crítico, senso de organização, cooperação e respeito, iniciativa, entre outros.

Figura 01 – Espaço da Educação Infantil

Partindo de uma ação partilhada das interações sociais e do ambiente escolar, consideramos o conhecimento da criança para ampliar e desafiar a construção de novos conhecimentos, possibilitando, assim, novas aprendizagens, propiciando o diálogo, a cooperação e a troca de informações mútuas, ressaltando o papel do educador como mediador nessa dinâmica de interações interpessoais.

Todos os conteúdos são trabalhados de forma contínua, gradativa e interdisciplinar, de acordo com a realidade de cada turma. Seguindo um planejamento com atividades lúdicas livres e/ou direcionadas sobre os conteúdos básicos propostos, aproveitando o conhecimento prévio dos alunos, organizadas para serem trabalhadas a partir do estímulo e mediação do professor, utilizando diversas estratégias pedagógicas, apontando para uma visão de conjunto em que as experiências significativas de aprendizagem e desenvolvimento precisam interrelacionar conhecimento, autoestima, inserção e exploração de diferentes contextos. Nesse processo, a interação da criança precisa da mediação da linguagem oral e escrita, da linguagem das artes, da matemática, das linguagens que expressam conhecimento de mundo, para que aprendam a representar a realidade e a se comunicar consigo mesma e com o mundo, numa relação de cidadania, construindo sua identidade.

Figura 02 – Sala de Aula da Educação Infantil

O caráter lúdico da Educação Infantil faz com que as brincadeiras e os jogos sejam parte das programações curriculares no processo de ensino-aprendizagem. As atividades lúdicas são entendidas como estratégias cognitivas no processo de sistematização do conhecimento, desde que propiciem e instiguem a observação, expressão, levantamento de hipóteses e estabelecimento de relações, já que jogos e brincadeiras são fundamentais na aquisição de habilidades e desenvolvimento das capacidades intelectivas, além de promoverem oportunidades e experiências para que explorem e vivenciem um amplo repertório de movimentos, coordenação motora, lateralidade, ritmo, equilíbrio, entre tantas outras habilidades necessárias para a aquisição de conhecimentos futuros.

Priorizamos o trabalho progressivo de ampliação e enriquecimento do vocabulário e dos demais recursos de expressão, partindo da língua materna e seguindo para noções básicas da Língua Inglesa, que passa a fazer parte do currículo escolar a partir das turmas de Infantil 4. Além disso, buscamos promover a participação das crianças em atividades que promovam manifestação e produção artística, contribuindo para o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, expressão corporal, criando oportunidades de contato com outras culturas, costumes, e ampliando, assim,  sua percepção de si e do outro, reconhecendo, valorizando e respeitando as diferenças que nos constituem como seres humanos.

Figura 03 – Parque da Educação Infantil

Por meio das disciplinas de Ensino Religioso, Educação Socioemocional e Filosofia, oferecidas para todos os alunos da Educação Infantil, nós do Colégio Santa Cruz não temos como objetivo a prática e doutrina religiosa, mas sim o respeito à opção religiosa e suas manifestações, trabalhando para formar e viver os valores humanos e cristãos, que consideramos fundamentais em nossa proposta de formação integral.

VEJA TAMBÉM