Colégio Santa Cruz

Aula sobre Daltonismo

No dia 07/06, as terceiras séries do Ensino Médio tiveram uma aula de Biologia muito especial sobre o tema Daltonismo. Essa condição genética interfere na percepção das cores, sendo sua principal característica a dificuldade para distinguir o vermelho, o verde, o azul e o amarelo.

Na maioria dos casos, o Daltonismo é uma condição hereditária e recessiva, ligada ao cromossomo sexual “X”. Raramente o transtorno afeta as mulheres, porque possuem dois cromossomos “X” e necessariamente, é preciso que o gene responsável pelo Daltonismo esteja presente em ambos os cromossomos “X”. Para o homem, basta ter o gene em seu único cromossomo “X” para apresentar a herança. Estima-se que aproximadamente 8% dos homens tenham algum tipo de daltonismo, e dentre a mulheres apenas 0,5% apresentem a herança.

O que tornou esse momento tão especial e raro foi o fato de os estudantes terem essa aula com uma querida ex-aluna e atualmente integrante da Pastoral do nosso Colégio, que é daltônica!

A Mariana Facina (@mariana.facina @euadaltonica), que há vários anos aborda o tema com muito conhecimento e leveza, relatou diversas experiências, curiosidades, dificuldades e momentos cômicos ao longo de sua vida. Sempre ressaltando a importância de respeitar e compreender as diferenças e as singularidades de cada pessoa.

As aulas de genética são ministradas pelo professores César – Biologia (@cesarmilanii).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.