Colégio Santa Cruz

AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM

A avaliação de aprendizagem constitui um elemento fundamental e forma uma unidade com a prática educativa, permitindo que os professores, ao realizarem uma avaliação, participem de uma tomada de decisão que é necessária à orientação do processo de ensino e aprendizagem. Entende-se que a avaliação deve contemplar tanto o processo de ensino como o de aprendizagem.

Assim sendo, a avaliação diagnóstica permite ao professor determinar o ponto de partida de seus alunos, a respeito de seus conhecimentos próprios, o seu nível de motivação e seu estilo de aprendizagem, a fim de situar cada aluno numa sequência adequada de aprendizagem e identificar as possíveis causas de dificuldades de aprendizagem.
  • Para o Ensino Fundamental, no 1º ano, a avaliação é diagnóstica, no formato de um Parecer Descritivo (APD), trimestralmente enviado aos pais. Nele encontra descrito o desenvolvimento da aprendizagem, contemplando os aspectos da Linguagem Oral e Escrita, Raciocínio Lógico-Matemático e Interação Social. A frequência mínima é de 75% do total dos dias letivos, sem implicativos para a progressão do aluno no ano seguinte.
  • No Ensino Fundamental a partir do 2º ano a Ensino Médio, o resultado do trimestre será expresso por meio de notas de zero (0,0) a dez (10,0), por disciplina.

O número de avaliações em cada disciplina será previsto de acordo com a carga horária semanal e suas especificidades.

Recuperação de Estudos

No Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio, o aluno que obtiver, no final de um trimestre qualquer, média inferior a seis (6,0) deverá participar, obrigatoriamente, do processo de recuperação (aulas e avaliações).
As atividades e avaliações desta etapa acontecerão no contraturno. Antes da recuperação, o professor enviará os conteúdos relevantes daquele trimestre para o aluno se preparar.
A média, após a recuperação, será obtida por meio de pontuação específica, conforme tabela a seguir, de acordo com o resultado que o aluno obtiver na avaliação:

Tabela da Recuperação de Estudos

No Ensino Fundamental a partir do 2º ano e no Ensino Médio, para aprovação, em cada componente curricular (disciplina), exige-se média anual final igual ou superior a 6,0 (seis vírgula zero) e frequência igual ou superior a 75%.

A média anual será calculada da seguinte maneira:

Sendo

A Síntese do Sistema de Avaliação utilizada no Ensino Fundamental é:

Orientações para segunda chamada
A 2ª Chamada será oferecida ao(à) estudante que ficou impedido(a) de participar da avaliação da aprendizagem por estar ausente, conforme motivo devidamente justificado (justificativa escrita ou atestado médico).
De acordo com o Regimento Escolar, constitui direito do(a) estudante realizar prova de 2ª Chamada, exclusivamente, nos casos previstos abaixo:

• Em caso de doença do(a) estudante, devidamente comprovada por atestado médico.
  • Em casos de caráter grave (acidentes, óbitos de pessoas da família).
  • Em casos de impedimentos por fatores externos (greve de ônibus, alagamentos totais das vias de acesso, danos particulares).
  • Em caso de viagens para participar de campeonatos, torneios, olimpíadas e atividades educativas.

Nos demais casos, o(a) estudante fará a prova de 2ª Chamada mediante o pagamento da taxa e da justificativa escrita feita pelo responsável:

• Preencher o requerimento, recolher a taxa na tesouraria.
  • Alunos de 2º ao 5º: entregar a solicitação ao professor da disciplina.
  • A data da avaliação será marcada via agenda, pelo professor, no contraturno.