AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM

A avaliação é um diagnóstico, compreendida a partir de ações organizadas, com a finalidade de obter informações sobre a aprendizagem do aluno.

Trabalhamos esse instrumento de forma contínua, cumulativa e somativa, acontecendo gradativamente, sempre tendo em vista o processo dos alunos e sua aproximação aos objetivos pretendidos na disciplina pelo professor, tendo em vista a aprendizagem qualitativa.

Sendo um instrumento que possibilita ao professor analisar criticamente sua prática educativa, e por outro, como instrumento que apresenta ao aluno a possibilidade de saber sobre seus avanços e suas dificuldades, a avaliação ocorre durante todo o processo de  ensino e de aprendizagem e não apenas em momentos específicos, caracterizados como fechamento de trimestre.

Na metodologia das avaliações, o(a) professor(a) utiliza instrumentos variados, selecionados de acordo com cada prática ou conteúdo (avaliação formal, relatórios, trabalhos, apresentações e outros).

A avaliação da aprendizagem terá os registros de notas expressos em uma escala de 0 (zero) a 10,0 (dez), a partir do 2°ano do Ensino Fundamental até o término do Ensino Médio.

As notas, a partir do 2°ano do Ensino Fundamental até o término do Ensino Médio, serão registradas, trimestralmente, resultante da somatória dos valores atribuídos em cada instrumento de avaliação realizados nas aulas normais e nas aulas de recuperação, sendo valores cumulativos em várias aferições, na sequência e ordenação de conteúdos.

A Média Anual será determinada mediante aplicação de pesos, da seguinte fórmula:

Sendo
A Síntese do Sistema de Avaliação utilizada no Ensino Fundamental é:
Recuperação de Estudos

A recuperação de estudos no Colégio Santa Cruz é entendida como um processo didático-pedagógico que visa oferecer novas oportunidades aos alunos(as) para superar defasagens ao longo do processo de ensino e de aprendizagem.
A Recuperação sempre ocorrerá em período diverso do funcionamento das aulas, sempre no final de cada trimestre letivo.

O formato de correção da prova, seguirá a tabela abaixo:

Após a reavaliação, prevalecerá o maior resultado obtido pelo estudante.

Plantões

Acontecem no contraturno. Ao longo dos trimestres, conforme o professor da disciplina sinaliza a necessidade, oferecemos estes plantões.