História

Em 1952, a Congregação das Irmãs Carmelitas da Caridade de Vedruna recebeu o convite, entregue pelo Padre José Antônio Roldan, para que elas se incumbissem de fundar uma instituição educacional na cidade de Maringá, apelo esse feito pelo então bispo diocesano da cidade de Jacarezinho, Dom Geraldo de Proença Sigaud.

Maringá sofria com a ausência de infraestrutura em diversos setores, dentre eles o educacional. Com uma estrutura educacional mínima, sem uma rede de escolas organizadas, até certo ponto aceitável em função de sua recente urbanização, o que ocorria, na maioria das vezes, eram aulas ministradas nas próprias casas, organizadas por aqueles que possuíam algum conhecimento. Foi quando, mediante apoio do povo maringaense da época, do Sr. Ângelo Planas, Interventor da Companhia Melhoramentos Norte de Paraná, e do bispo diocesano, Dom Geraldo, juntamente com algumas Irmãs da Caridade de Vedruna, deu-se início ao estudo de viabilidade de criação e implantação de escolaridade formal para a cidade, pois nessa época só havia uma escola isolada em funcionamento. A criação do Colégio Santa Cruz faz parte do contexto de colonização do Norte e Noroeste do Paraná, do desenvolvimento urbano e econômico da cidade.

Como as autoridades de ensino clamavam pela ampliação de escolas, a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná fez a doação de um terreno para tal finalidade.

O processo de doação do terreno, teve início em 1952, tendo como donatária a Sociedade Carmelitas da Caridade, representada como pessoa jurídica pela Irmã Dolores Dias Alverdi, cuja documentação oficial se deu em 1955, por meio de Escritura Pública de Registro de Imóveis Waldomiro Planas, lavrada na nota do tabelião Esmeraldo Leandro, sob livro n°63, folhas 123, que declara a doação gratuita de um lote de terreno, Quadra 7, Zona 5, com uma área de 13.709 m² com a condição de “ construir a Capela e Colégio Santa Cruz”. Pela presente escritura e na melhor forma de direito “fica expressamente ajustado e estipulado que a presente doação tornar-se-á sem efeito, com reversão ao domínio da outorgante doadora se o imóvel for utilizado para fins diversos ao já enumerado”.

Nesse mesmo ano, foram construídas sobre o terreno doado seis salas de aula, sala da diretoria, sala de secretaria, banheiros e um galpão para recreio e lazer dos alunos. Toda construção, em madeira, contou com a ajuda do padre, das Irmãs Carmelitas e alguns senhores que buscaram doações de materiais de construção, junto às serrarias e olarias da região.

Depois de pronta a construção, a escola foi autorizada a funcionar pela Secretaria de Educação e Cultura com a denominação de ESCOLA SANTA CRUZ, registrada sob n° 299/52, em 17/12/1952, com a oferta do Curso Primário.

Nesse momento, tem-se como fundadoras da primeira escola de ensino particular de Maringá, confessional da cidade, as Irmãs: Maria Dolores A. Diaz, Maria Elena Caliicó Vilaseca, Guadalupe Dorronzoro, Rosina Iglesia e Pilar Sanchez Fernandéz. No dia 20 de março de 1953, iniciaram-se as aulas na Escola Santa Cruz, com 97 alunos, sendo 30 da pré-escola e 67 do primário (1° ao 4°ano).

A procura de vagas começou a aumentar e foi necessário mobilizar a comunidade com campanhas e rifas, para a aquisição de um transporte escolar. Em 1956, depois de muita luta, conseguiu-se comprar uma jardineira, nomeada pelos alunos de “generosa”, pois nela, conforme esses relatavam: “sempre cabia mais um”.

Com o aumento na procura de vagas, o espaço de madeira tornava-se pequeno. Além disso, a proposta pedagógica também demandava um espaço físico mais amplo e adequado. Foi então que, em 22 de maio de 1958, dia da festa de Santa Joaquina de Vedruna, foi lançada a pedra fundamental do atual prédio de alvenaria.

Hoje, a Instituição conta com uma ampla estrutura, para devidamente atender às demandas do desenvolvimento da sociedade, especialmente no que diz respeito à educação e tecnologias. Para saber mais, consulte a seção “Infraestrutura” do nosso portal.