LÍNGUA INGLESA
Sabemos que o papel da escola é garantir as aprendizagens essenciais para a formação de cidadãos autônomos, críticos e participantes, capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vivem. Oportunizar a oferta de uma língua estrangeira desde as séries iniciais é promover essas aprendizagens, já que aprender um outro idioma propicia melhora cognitiva e de memória, compreensão mais diversificada do mundo, pensamento crítico e empatia.
A BNCC destaca esse caráter formativo da disciplina de língua inglesa, possibilitando “[…] a todos o acesso aos saberes linguísticos necessários ao engajamento e participação, contribuindo para o agenciamento crítico dos estudantes e para o exercício da cidadania ativa […]” (BRASIL, 2017, p. 239). Para isso, é necessário levar em consideração três implicações:
1. Ensinar a língua inglesa como língua internacional, pois não pertence a determinado território, povo ou cultura, recebendo assim o status de Língua Franca;
2. Conceber a língua como construção social para participação e circulação nos seus diversos usos nas práticas sociais;
3. Acolher e legitimar as diferentes formas de expressão, considerando que não há um modelo ideal de falante.
O Colégio Santa Cruz oferta o ensino de inglês a partir do Infantil 4, levando em conta todo o processo do desenvolvimento psicomotor, de forma lúdica e dinâmica (jogos, brincadeiras, músicas, etc.), estimulando a socialização, comunicação, foco e raciocínio. Da mesma maneira, no Fundamental 1 as aulas seguem uma rotina que promove exposição na língua inglesa, dando segurança para se expressarem nesse novo idioma. No Fundamental 2 e Médio, há uma continuidade de todo o processo de ensino dos anos anteriores associado aos encaminhamentos dos documentos oficiais (que não trazem a língua inglesa nos ciclos anteriores), proporcionando o aumento no interesse em aprender um outro idioma para os variados fins.
Buscando sempre melhorar e evoluir, foi selada uma parceria com a Oxford University Press, por meio do programa Oxford Quality. Esse programa é um acordo entre a Oxford University Press (um departamento da Universidade de Oxford, da Inglaterra, que atua há mais de 500 anos em soluções educacionais e é uma das marcas mais renomadas e confiáveis do mundo, sendo líder global no segmento de publicação de materiais de ensino de língua inglesa) e escolas selecionadas pelo mundo todo que compartilham o compromisso na excelência do ensino de inglês. É um programa completo de suporte pedagógico e tecnológico personalizado que contempla as áreas de conteúdo, avaliação, soluções digitais e desenvolvimento profissional docente com assessoria e treinamento pedagógicos.
Nossa Equipe
Coordenação de Língua Inglesa
- Graduação em Letras – inglês pela Universidade Estadual de Maringá
- Especialização em Ensino de línguas estrangeiras
- Especialização em Neuropsicopedagogia
- Especialização em ensino de inglês para crianças
- Certificação internacional (Cambridge University) de proficiência na língua inglesa e de ensino de adultos e crianças
Professores
– Formação em Letras – Português/Inglês pela Universidade Estadual de Maringá
– Pedagogia – Unicesumar
– Formação em Educação Bilingue – Fauel
– Certificação Internacional – TOEFL Exam
– Pós graduação em Neuroaprendizagem
-Graduação em Letras – Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (2020)
-Graduação em Pedagogia pela Universidade Cidade de São Paulo (2023)
-Mestranda em Literatura e Historicidade pela Universidade Estadual de Maringá
Graduada em Letras Português-Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (2020), Mestre em Ensino e Aprendizagem de línguas, pela Universidade Estadual de Maringá (2023) e especialista em Metodologia de Ensino Superior, pela Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná (2022). Experiência no ensino de língua inglesa para diferentes idades e níveis de conhecimento. Atualmente exerce a função de professora de Língua Inglesa no Colégio Santa Cruz (9º Anos e 1º Anos do Ensino Médio).
Graduação:
Licenciatura Letras ( Inglês e literaturas correspondentes) e bacharel em tradução, UEM
– Formação em Letras Inglês/Português pela Universidade Estadual de Maringá
– Especialização em Ensino de Inglês para Crianças pela Universidades Estadual de Londrina
– Cursando Formação Docente, anos iniciais
– Intercâmbio de AuPair nos Estados Unidos por 2 anos e 4 meses