Colégio Santa Cruz

PROPOSTA EDUCATIVA VEDRUNA E O PACTO EDUCATIVO GLOBAL – UM CHAMADO PARA A JUVENTUDE

PROPOSTA EDUCATIVA VEDRUNA E O PACTO EDUCATIVO GLOBAL – UM CHAMADO PARA A JUVENTUDE

A Proposta Educativa Vedruna e o Pacto Educativo Global permitem reafirmamos, em nossa Proposta Pedagógica, o compromisso da educação integral que perpassa todos os níveis de ensino no Colégio Santa Cruz, porque acreditamos que

…a escola é um dos ambientes educativos no qual crescemos para aprender a viver, para nos tornarmos homens e mulheres adultos e maduros, capazes de caminhar, de percorrer a vereda da vida. […] na escola o elemento principal consiste em ser magnânimo… Que significa ter um coração grande, ter grandeza de espírito… precisamente por isso, realizar bem as atividades de cada dia, os compromissos, os encontros com as pessoas; cumprir as pequenas tarefas de cada dia com um coração grande, aberto a Deus e ao próximo. É importante cuidar da formação humana, destinada à magnanimidade. A escola não amplia apenas a vossa dimensão intelectual, mas também a humana (PAPA FRANCISCO, 2013).

A Proposta Educativa Vedruna (PEV) tem elementos nucleares: a pessoas, a sociedade e os valores. Nesse sentido,  situa que o trabalho pedagógico desenvolvido seja sempre amparado por princípios éticos, dirigindo nosso olhar em um horizonte que dá sentido à nossa missão educativa:

  1. O amor considerado como o ponto de partida para uma educação integral e o único meio que a torna possível.
  2. A relação simples e próxima entre todos os que compõem a Comunidade Educativa, criadora de um ambiente familiar.
  3. Uma educação motivadora que desperte e faça crescer as possibilidades das crianças e dos jovens e os ajude a descobrir suas próprias qualidades para colocá-los a serviço da sociedade.
  4. Parta de tudo o que há de positivo em cada um, como a melhor forma de corrigir os erros.
  5. Desenvolver os valores de solidariedade e fraternidade para que gradualmente eliminem a competição em seus relacionamentos.
  6. Uma educação personalizada que integre harmoniosamente todas as dimensões humanas.
  7. Uma pedagogia ativa, realista e prática.
  8. Harmonize a exigência com a flexibilidade: seriedade e rigor em segundo plano, mas delicadeza na criatividade e nos meios.
  9. Compromisso com os interesses dos pobres e promoção da justiça e da solidariedade.
  10. Alegria, fator essencial na educação e meio indispensável para favorecer o desenvolvimento do aluno.
  11. Constância, tenacidade, amor ao trabalho e ao trabalho bem feito, fundamento de uma tarefa educativa responsável .

(PEV. Disponível em:
https://vedrunasanfernando.es/propuesta-educativa-vedruna/. Acesso em 16/02/2021, tradução nossa).

Nesse sentido, nossa visão coletiva de educação presente na PEV está em sintonia com o Pacto Educativo Mundial, que é um chamado do Papa Francisco para que todas as pessoas no mundo, instituições, igrejas e governos priorizem uma educação humanista e solidária como modo de transformar a sociedade.

Segundo o Papa Francisco 2019, a educação é, sobretudo, uma questão de amor e responsabilidade que se transmite, ao longo do tempo, de geração em geração. Por conseguinte, a educação apresenta-se como o antídoto natural à cultura individualista.

Na educação habita sempre a semente da esperança.

Para criar uma aliança educativa com o objetivo de formar pessoas maduras, capazes de viver em e para a sociedade, é necessária uma ação coletiva e global. Pensando nisso, o Papa Francisco nos convida a criar uma Aldeia Educativa, com uma perspectiva de pensar a educação de forma global, tendo como inspiração a mensagem do provérbio africano que fala que para educar uma criança é necessária uma aldeia inteira. Somos chamados a trabalhar em prol desse objetivo.

“Queremos empenhar-nos corajosamente a dar vida a um projeto educativo, investindo as nossas melhores energias e iniciando também processos criativos e transformadores em colaboração com a sociedade civil”: Este é o convite do Papa Francisco para o Pacto Educativo Global.

Papa Francisco 2019 propõe a todos nós, interessados pela educação,  refletir e colocar em prática sete princípios, sobre os quais devemos concentrar todos os nossos esforços:

  1. Colocar no centro de cada processo educativo a pessoa, o seu valor, a sua dignidade para fazer emergir a sua especificidade, a sua beleza, a sua singularidade e, ao mesmo tempo, a sua capacidade de estar em relação com os outros e com a realidade que a rodeia, rejeitando os estilos de vida que favorecem a difusão da cultura do descarte;
  2. Ouvir a voz das crianças, adolescentes e jovens a quem transmitimos valores e conhecimentos, para construir juntos um futuro de justiça e paz, uma vida digna para toda a pessoa;
  3. Favorecer a plena participação das meninas e jovens na instrução;
  4. Ver na família o primeiro e indispensável sujeito educador;
  5. Educar e educarmo-nos para o acolhimento, abrindo-nos aos mais vulneráveis e marginalizados;
  6. Empenharmo-nos no estudo para encontrar outras formas de compreender a economia, a política, o crescimento e o progresso, para que estejam verdadeiramente ao serviço do homem e da família humana inteira na perspectiva duma ecologia integral;
  7. Guardar e cultivar a nossa casa comum, protegendo-a da exploração dos seus recursos, adotando estilos de vida mais sóbrios e apostando na utilização exclusiva de energias renováveis e respeitadoras do ambiente humano e natural, segundo os princípios de subsidiariedade e solidariedade e da economia circulante.

Educar é um ato de amor. Para o Papa Francisco, é necessário renovar o percurso formativo para construir novos paradigmas, capazes de responder aos desafios e emergências do mundo atual, pois a educação – diz ainda o Papa – “é um dos caminhos mais eficazes para humanizar o mundo e a história” (FRANCISCO 2019).

O nosso futuro, prossegue o Papa Francisco, não pode ser a divisão, o empobrecimento das faculdades de pensamento e imaginação, de escuta, diálogo e compreensão mútua. Tampouco nosso futuro pode favorecer “graves injustiças sociais, violações dos direitos, pobrezas profundas e descartes humanos” (FRANCISCO 2019). O futuro também não pode ser feito de jovens que sofram de depressão, toxicodependências, de meninas-noivas e de crianças-soldado ou de menores vendidos e escravizados.

Acreditamos que, ao cumprir com os preceitos da Proposta Educativa Vedruna e assumindo o compromisso apresentado no Pacto Global pela Educação, estamos contribuindo e nos colocando a serviço do bem comum. Sendo a educação nossa missão e nosso bem maior, estamos ajudando na construção de uma sociedade mais justa, com valores da compaixão, da solidariedade, da generosidade e da reciprocidade. Essa nova sociedade será possível desde que composta por sujeitos-pessoas preocupados e atentos a sua existência, sua casa individual, seu próprio corpo e ao ecossistema coletivo, a Casa Comum. Segundo o Papa Francisco (2019, p. 135), “apreciar a juventude significa considerar este período da vida como um momento precioso, e não como uma fase de passagem onde os jovens se sentem empurrados para a idade adulta”.

Referências
FRANCISCO, Papa. Exortação Apostólica Pós-Sinodal para os jovens e para todo o Povo de Deus Christus vivit. São Paulo: Paulinas, 2019.

FRANCISCO, Papa. Respostas do santo padre Francisco às perguntas dos representantes das escolas dos jesuítas na Itália e na Albânia. Vaticano, 7 jul. 2013. Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2013/june/documents/papa-francesco_20130607_scuole-gesuiti.html. Acesso em 16/02/2021.

Irmãs Carmelitas da caridade de Vedruna. Província do Brasil. Proposta Educativa Vedruna. Vic, agosto de 2005.
PEV. Proposta Educativa Vedruna. Disponível em: https://vedrunasanfernando.es/propuesta-educativa-vedruna/. Acesso em 16/02/2021, tradução nossa).