Colégio Santa Cruz

St. Patrick’s Day

O St. Patrick’s Day é uma celebração feita em homenagem ao padroeiro da Irlanda, São Patrício, que acontece no dia 17 de março, data em que se lembra seu aniversário de morte. A festividade é comemorada em diversos países, especialmente naqueles com grandes comunidades irlandesas, como Estados Unidos, Canadá e Austrália, onde acontecem, inclusive, desfiles de rua tão grandes ou maiores do que os irlandeses.

São Patrício, o símbolo irlandês, nasceu no século IV, na Inglaterra. A história conta que ele viveu até os 16 anos no país, sendo raptado por piratas e vendido como escravo à Irlanda. Lá, ele viveu em cativeiro por 6 anos, quando começou a se aproximar da religião católica. Porém, Patrício conseguiu fugir da prisão e voltar à Inglaterra, onde estudou por 12 anos em um mosteiro e acabou se tornando um bispo católico em 432. Foi quando ganhou o nome de Patrício. Ele voltou ao país que o prendeu para evangelizar os povos na doutrina católica. Lá, ele foi missionário durante 30 anos falecendo em 17 de março de 461.

Além da cor verde, existem alguns símbolos que se repetem ao longo da festa de St. Patrick’s Day:

Trevo de três folhas
A planta já era considerada pelos povos nativos irlandeses (celtas) como um símbolo de boa sorte. Por isso, conta a lenda que, para conseguir explicar a Santíssima Trindade aos pagãos, São Patrício usou o trevo como uma metáfora. Deus seria como o trevo de três folhas: uma unidade que se divide em Pai, Filho e Espírito Santo.

Leprechauns
Na cultura celta, de onde surgiu o povo irlandês, os leprechauns são uma espécie de duendes bem humorados que consertavam os sapatos das fadas. São duendes guardiões de tesouros do folclore irlandês. A lenda diz que eles se escondem em potes de ouro encontrados no fim do arco-íris. A festa de Saint Patrick’s Day resgata essa figura do folclore irlandês como forma de relembrar a origem do povo.

Durante toda a semana, a temática foi discutida em sala de aula por meio de vídeos, slides, produções e atividades. Pensando na representatividade dessa tradição, alunos e funcionários do colégio estavam com algum item de vestimenta na cor verde no dia 17 de março.

Aprender a valorizar, fruir e produzir manifestações artísticas e culturais diversas, desenvolve a sensibilidade e o senso estético, além de apoiar a construção da identidade e o respeito à diversidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *